1/7/2020

O Papel da Radiologia no COVID-19

Confira o que foi debatido pelo Dr. Guilherme Suchard na live do dia 24 de junho

No dia 24 de junho, o Mãe de Deus Center, em parceria com a Medicina Diagnóstica e a Auxiliadora Predial, realizaram uma live junto com o Dr. Guilherme Suchard, radiologista da Medicina Diagnóstica.

Foram debatidas diversas questões e tópicos a respeito do papel da Radiologia na pandemia de Coronavírus (COVID-19) que enfrentamos atualmente.

Confira abaixo alguns dos tópicos que foram apresentados e respondidos pelo Dr. Guilherme Suchard:

1. Em quanto tempo de doença se desenvolvem as alterações fibróticas?

Ainda não sabemos exatamente como vai ser a evolução dos quadros de fibrose associados à infecção do Coronavírus, nem quão frequente vamos observar. Nos casos de SarsCov1, que foi outra epidemia por coronavírus em 2002, os casos de fibrose ocorreram após recuperação do quadro infeccioso e regrediram ao longo de 2 anos. Após 15 anos de acompanhamento, apenas uma minoria ainda tinha achados instersticiais/fibrose.

2. Pacientes com COVID 19 podem ter alterações neurológicas?

Podem sim, já há estudos demonstrando casos de encefalite por infecção direta pelo vírus, bem como alterações inflamatórias auto-imunes e reações inflamatórias exageradas por tempestades de citocinas (agentes inflamatórios do nosso sistema imunológico).

3. Quais exames de imagem ajudam a detectar e acompanhar a evolução do vírus?

A tomografia de tórax é o melhor exame de imagem para avaliar os pulmões dos pacientes com COVID-19 e serve para corroborar o diagnóstico e ajudar no prognóstico dos pacientes. A radiografia é um bom exame para acompanhamento de pacientes internados e isolados, mas costuma demonstrar achados apenas numa fase mais intermediária da doença

4. Que exame posso fazer para identificar o coronavírus?

A recomendação atual é o exame de PCR (coletado das secreções corporais) ou exame de sangue por meio da busca de anticorpos, que são os exames de sorologia (IgG e IgM), a depender da fase de doença que o paciente se encontra.

Agradecemos a todos que participaram da live e contamos com a presença na nossa próxima live dia 9 de julho:

AZIA, QUEIMAÇÃO E ESOFAGITE: o que é a Doença do Refluxo, Hérnia de Hiato e suas consequências?

Em breve, divulgaremos mais informações!

Realização

Mãe de Deus Center

Medicina Diagnóstica

Auxiliadora Predial

MÃE DE DEUS CENTER

Últimas publicações

Live no Instragram: Alterações dos Cabelos durante a Pandemia
Live no Instragram: Hemorroidas | aspectos alimentares e cirúrgicos
Live no Instragram: Hepatite viral