20/2/2018

Melhorando o seu sono

A mudança de horário costuma afetar a qualidade do sono de muita gente. Irritação, falta de concentração, ansiedade, cansaço e dores podem se apresentar como resultado de noites mal dormidas. Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), 40% da população mundial têm algum problema com o sono.

Fique atento às atividades realizadas ao longo do dia para dormir bem durante a noite. Confira abaixo algumas dicas para melhorar a qualidade do seu sono:

- Procure comer somente alimentos de fácil digestão e não exagere nas quantidades horas antes de dormir;

- Evite o consumo de bebidas com cafeína, como cafés, chás e refrigerantes. Energéticos e o chimarrão também podem prejudicar a qualidade do seu sono;

- Pratique exercícios ao longo do dia, mas evite se exercitar pelo menos 3 horas antes de dormir.

- Prefira dormir em um ambiente completamente escuro, apagando todas as luzes e evitando a entrada de luz exterior;

- Não durma com a TV, rádio ou outros eletrônicos ligados, uma vez que isso prejudica sua chegada à fase de sono profundo;

- Evite utilizar o seu smartphone antes de dormir e o mantenha desligado ao longo da noite;

- Crie uma rotina de horário de ir para a cama e de horário de acordar, isso ajuda a adaptar o seu corpo.

Mas lembre-se: nenhuma dessas dicas substitui a orientação profissional. Se o seu sono anda interferindo no seu dia a dia, procure o auxilio de um especialista em medicina do sono para um diagnóstico preciso.

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