29/8/2019

Dia Nacional de Combate ao Fumo

Hoje é o Dia Nacional de Combate ao Fumo. Profissionais da saúde, instituições, ONGs e interessados na causa executam ações de conscientização dos malefícios de todas as formas de uso e contato com o tabaco e fornecem subsídios e orientações para o tratamento desta doença (dependência química à nicotina contida no Tabaco) denominada Tabagismo.

A sensibilização e a mobilização da população para os danos sociais, políticos, econômicos e ambientais causados pelo tabaco são essenciais para uma melhora da qualidade de vida e diminuição dos riscos causados pelo consumo do cigarro. Dados da OMS (Organização Mundial de Saúde) demonstram que:

O CIGARRO MATA

→ 428 pessoas morrem por dia no Brasil por causa do tabagismo.

→ 2,6% de todas as mortes que ocorrem no país podem ser atribuídas ao tabagismo.

→ 156.217 das mortes poderiam ser evitadas a cada ano.

O CIGARRO ROUBA

→ -6,71 anos de vida das mulheres e -6,12 ANOS de vida dos homens, em média.

→ -2,45 ANOS de vida das mulheres ex-fumantes e -2,66 anos de vida dos homens ex-fumantes, em média.

Diante destes dados assustadores, todo indivíduo pode cooperar com as ações que poderão minimizar os efeitos danosos do tabagismo, apoiando os projetos de lei que favoreçam as políticas de controle do tabaco, como:

→ Proibição dos aditivos em produtos de tabaco;

→ Implementação das embalagens padronizadas de cigarros;

→ Implementação do ICMS para produtos de tabaco, que deverá ser direcionado às ações de controle do tabaco em cada estado.


Fonte: SBPT - Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia; INCA; OMS.

Cigarros eletrônicos são cigarros, causam danos e consequentemente não servem para tratar o Tabagismo

CIGARRO ELETRÔNICO É CIGARRO 
É importante alertar profissionais dasaúde e a população em relação aos malefícios desta nova forma de fumo, difundida como isenta de danos e útil como arma para o abandono do cigarro.

Estudos comprovam a existência de nicotina e substâncias carcinogênicas no vapor inalado através destes dispositivos. Evidências atuais já reportam associação com o uso prolongado de cigarros eletrônicos com inflamação da árvore brônquica e doenças respiratórias como asma e DPOC.

Fonte: Kaur G ,et al. Immunological and Toxicological risk assessment of e-cigarretes: Review article. Eur Repir Rev 2018; Feb 28; 27 (147)

29 de agosto | Dia Nacional de Combate ao Fumo

Mãe de Deus Center | Sua saúde em um só lugar



MÃE DE DEUS CENTER

Últimas publicações

Outubro Rosa
Melhorando o seu sono
Setembro Vermelho